A ESCOLHA CERTA.

Correr, gritar, surtar, enfartar, morrer. Não, calma. É só uma escolha. É só a profissão. Nada de mais. Será que é tão difícil pensar assim? É.

Escolher. Escolher a coisa certa. É o que esperamos. É o que queremos. Seria bom se tivéssemos uma bola de cristal que mostrasse o futuro. Uma bola que conforme pedíssemos mostraria aonde chegaríamos. Mas infelizmente essa bola não existe. E a não existência dela faz com que os cabelos brancos da adolescência cheguem. Vivendo em um mundo capitalista é claro que as tintas, para ajudar a cobrir os brancos, são criadas a todo o momento. Agora é a nossa vez de dar as dicas para uma boa pintura.

Para começo de conversa sempre é bom procurar um profissional que entenda do assunto. Falamos com a professora Silvana Bonato Sordi, Professora de Enfermagem da faculdade UNC Concórdia, ela diz: o curso superior é muito importante, acarreta em um bom emprego, mas que fazer o curso muito cedo nem sempre é a melhor pedida, pois os adolescentes nem sempre sabem o que querem. Alguns alunos que passaram pelo curso, segundo ela, deixavam claro que faziam o curso por obrigação ou por ser de fácil entrada, pelos pais pagarem e que os mesmo não tinham como se dar bem. O melhor é fazer algum estágio em que você possa realmente se encontrar, diz ela.
Fazer a escolha por gosto. Achar os cursos em que você se encaixa e depois ir eliminando por detalhes até sobrar duas ou três possibilidades. Conheça as suas possibilidades. Analise o mercado de trabalho, quais as especializações que o curso oferece. Visitar e conhecer lugares onde exerçam a profissão pode mostrar o que é o dia a dia da sua escolha.

Agora segue a entrevista com Luana Sandi de Oliveira um exemplo claro e prático do assunto em que discutimos:

– Como foi para fazer a escolha da profissão? Você fez algum estágio? Se fez, qual foi a importância dele?

A escolha da minha profissão foi depois da faculdade, mas fiz estágio pra descobrir o que eu não queria fazer, vou explicar. Queria fazer medicina, mas não estava completamente convencida, então consegui um estágio na farmácia do hospital aqui em Blumenau, durante 1 ano procurei ter contado com os médicos e presenciei alguns procedimentos cirúrgicos e atendimento de urgência , isso porque durante um período trabalhei na farmácia do Centro Cirúrgico do hospital, logo descartei essa profissão.
Então, fiz alguns testes vocacionais, esses deram como resultado, Direito e Psicologia.
Imediatamente prestei vestibular e comecei a cursar, assim como o estágio em um escritório que atendia a todas as áreas do Direito.
Pela minha experiência, acho de suma importância o estágio, mesmo que não seja exatamente na área em que você pretende atuar, nesse caso não era necessário curso técnico e nem superior, mas pude acompanhar de perto o que, no caso, eu não queria para minha vida.

– A faculdade que você fez é a que você queria?

Sim e não. Sim porque tem um leque enorme de áreas em que se pode atuar e também porque num geral todo mundo tem que saber um pouco de Direito, pra vida mesmo, pra se defender, é importante. E não porque quando terminei o curso me decepcionei, não exatamente com a profissão, mas com o campo de trabalho, hoje moro em Blumenau, a cidade de Santa Catarina que mais tem advogados, então a concorrência é enorme. Como isso este profissional tem que se superar e muito para se destacar e conseguir êxito financeiro, já que a maioria trabalha como autônomo.

– Seu emprego foi logo após o término da faculdade?

Sim, tive uma parcela de sorte, antes mesmo de acabar a faculdade, comecei a trabalhar no jurídico de uma empresa, na época esse serviço era terceirizado, logo que me formei assumi toda essa parte da empresa.

-O salário é o que você esperava?

Com certeza, hoje ganho muito mais do que a maioria dos profissionais, justamente por prestar assistência a empresa mesmo antes de concluir o curso, normalmente isso não acontece com quem acaba de sair do forno, até porque para exercer esta profissão precisa ser aprovado na prova da OAB, no último exame 10% dos candidatos foram aprovados, esse índice no Brasil, o que dificulta muito.Hoje o graduado que procura emprego sem ter sido aprovado neste exame, trabalha tanto quanto advogado, mas é remunerado como estagiário.


Para auxiliar na escolha da profissão existem sites que nos dão uma prévia dos cursos que podemos escolher. Os dois sites que seguem abaixo têm um conteúdo explicativo relacionado a cada curso, abordando diversos tópicos como: mercado de trabalho, remuneração e onde é possível trabalhar com o diploma adquirido.
Cola da Web – Guia de Profissões
Guia do Estudante, Abril – Guia de Profissões

Sobre coffeewithletters

Viciadas. Viciadas nas drogas de livros. Viciadas na cafeína do café. Apenas três. Apenas três peças. Cada uma na escolha. Na escolha do desafio certo. Dauana Mantovanello, Débora Pinto e Mariane Brandalise.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

25 respostas para A ESCOLHA CERTA.

  1. Daniela :) disse:

    ADOREEEEI MENINAS, muitoo bom 😀

  2. Bruno disse:

    É aquela coisa, escolher o que se fazer sem ter vivido é tenso. As entrevistas estão muito boas, é ótimo ter como base o depoimento de quem já passou pelo drama de escolher um curso/profissão/vida. Continuem assim com o blog, meninas ;*

  3. August disse:

    Ótima Visão crítica! parabéns

  4. Augusto disse:

    Muuuito bom o texto, parabéns.

  5. Kadilha disse:

    Gostei muito *–* otimo trabalho moças (H)

  6. Rooogeee disse:

    Parabéns, muito bom 😀

  7. Gabriela Tasca disse:

    Nossaaaaaaaaa, estão me surpreendendo. Eu falei que seria bem dificil de vocês ganharem mas agora eu retiro o que eu disse, to com muita confiança em vocês meninas. A não ser que os outros sejam muuuuuuuuuuuuuuuuuuito bons mesmo, mas o de vocês ta bom de verdade. Continuem assim ;D

  8. Marcelo disse:

    Parabéns, muito bom o post!

  9. Veloso disse:

    As entrevistadas têm razão, eu particularmente, já decidi meu curso, aliás, desde pequeno sempre curti muito desenhar e cálculos. Com os papitos sempre encima nos estudo e me indicando arquitetura ou eng. civil, optei por arquitetura, acho que me encaixo melhor, é mais detalhista, sei lá. Mas nunca tinha pensado na hipótese de estagiar na área antes de cursar para ver se é o que eu realmente quero para meu futuro. É realmente de se pensar e fazer isso!
    Parabéns pelo post 🙂

  10. Briana disse:

    “Testar a profissão”realmente é algo relevante na hora de decidir o que se quer e o que não se quer. Acabamos por pensar que, entrando na faculdade, estudaremos tudo o que queremos, que será tudo mais fácil e direcionado. As profissões englobam muita coisa, e às vezes nem temos noção de tudo. Como universitária, sinto bastante isso, e vejo que uma atuação no mercado de trabalho me proporcionaria uma expansão de horizontes.

  11. Bianca disse:

    já to pensando em nem mais pagar a minha inscrição do vestibular, depois de ter lido isso to pensando em fazer um estagio, ou antes trabalhar em alguma coisa, pra ver realmente o que eu quero, eu sempre leio os posts de vcs, me ajudam muito menis *-*
    continuem assim (:

  12. Douglas disse:

    Eu até hoje não sei direito o que quero também. Concordo com os lances dos estágios e tal. De fato tu só vê se tu gosta, na prática. E também concordo com o lance de entrar mutio cedo. Por mais que parece ser uma experiência ótima se formar cedo, pode não ser também.

  13. Fabiani disse:

    Oi meninas…..
    Algumas ‘coisas’ precisam ser ditas:
    1ª: Vocês escrevem muito bem! Com propriedade, com estilo, mostrando domínio e brincando com as palavras…. textos assim merecem realmente serem lidos!!
    2ª: I loved your choice for an English name for your blog…
    3ª: Concordo também com as informações do texto…conhecer, da forma que puderem, as áreas de interesse, ajudam muito a ter certeza sobre qual escolher…e foi numa dessas tarefas de escola que eu percebi que não era Educação Física que eu gostava…as Letras foram, indiscutivelmente, as que me guiaram a entender o mundo de outra forma…. e com elas sei que posso e tenho que desvendar muito mais…..

    I really appreciated your job!!! =)

  14. Jhenifer disse:

    Não sei nem o que comentar ;p O blog de vocês está muito legal… Gostei da ideia de fazer um estágio, até mesmo porque eu estou muito indecisa… Mas continuem assim meninas, os posts de vocês estão muito interessantes 😀

  15. João Paulo disse:

    Texto ótimo, parabéns! É muito difícil você chegar no 3° ano do ensino médio e saber que está na hora de decidir a sua vida. Com certeza não é uma tarefa fácil, é muito cedo, tem muita coisa ainda pra se aprender. Mas esperar, talvez não seja a melhor opção, pode ficar tarde e você só vai ter perdido tempo. Eu particularmente ja fiz a minha decisão, tomara que eu esteja certo.

  16. Gisele disse:

    Excelente trabalho meninas!Escolher o que você quer fazer para o resto da sua vida, é mesmo uma decisão que precisa ser bem pensada e não é uma escolha fácil.É preciso pesquisar e procurar saber mais sobre o curso desejado.Parabéns pelo texto

  17. Maia disse:

    muito legal meninas =D

  18. Brunna disse:

    gostei muito do post,o blog ta muito liiindo *—*’
    o texto me ajudou muitoo, e agora eu penso em fazer um estágio antes de fazer faculdade ‘-‘ auhauahu

  19. Ana Paula disse:

    goostei, muito bom meninas (:

  20. Biia disse:

    Boom trabalho meninas! Parabéns!

  21. Guzinho disse:

    eu acho que vocês deviam fazer um vblog agora! hahahahaha
    ta muito legal mesmo *-*

    beijão

  22. Rebecca disse:

    adorei o post meninas HASOHIASHIHSIOAHO *-*

  23. Gabriela disse:

    . aah 😀 ameei esse blog, voces estao de parabens meninas
    muito bom mesmo, muita sorte pra voces! *——*

  24. Carolina Sampaio disse:

    parabéns meninas, post com qualidade 😀
    vocês estão escrevendo bem, querem fazer as minhas redações? *-*
    pago 10 reau
    SOIAHSOIAHSOIHAOISHOIAHSIOA

    beijos.

  25. Rosicler disse:

    ¡¡¡Felicitaciones niñas!!!

Deixe um comentário

