QUERIDO DIÁRIO ELETRÔNICO

Hoje meu dia foi muito produtivo, mas um pouco confuso. É estou confusa em algumas coisas. Na escola conversamos sobre a faculdade (pra variar) e ai eu pensei: bom eu sei em que área quero trabalhar, mas tem diversos cursos que posso fazer e em diversas universidades, E AGORA?  Tipo tem toda aquela coisa… particular ou pública? Avaliar o conceito da faculdade… essas coisas me deixaram um pouco perdida então falei com umas amigas minhas e elas me mandaram um e-mail pra me dar uma ajudinha saca só:

  • “Querida Brosélia, entendemos o teu problema. Problema de muitos. São escolhas. Escolhas sempre terão um “q” de problema. Pense por um instante: que bom que há muitos cursos e diversas universidades. Todos querendo dar o melhor. Pode oferecer o melhor e quem sai ganhando? Nós os alunos. Nosso único dilema em algumas universidades é alcançar a vaga. Busque na internet, fale com pessoas que possam lhe dar algumas dicas de universidades bem conceituadas. Veja qual delas poderá facilitar a sua vida. Pense se você quer morar na sua cidade ou se quer estudar fora. Analise com seus pais como será a sua renda. Todo isso pode ajudar a fazer uma escolha. E na escolha do curso seja prudente. Se você já sabe a área é um bom começa e pro resto? (Leia o último post do nosso blog.)”
  • “Olá Broséélia, amiga do céu antes de qualquer coisa, peguei o John naquela festa, nossa obrigado pelas dicas. Voltando a falar do nosso assunto em especial, eu fiz algumas perguntas pra um amigo meu, o Douglas Manfré ele está cursando Medicina na Univalli de Itajaí, as respostas dele foram muito úteis, vou lhe passar a nossa conversa:

Quais foram os critérios pra tu escolher essa faculdade que tu estas estudando agora?

D: Eu observei as qualificações, presença de estrutura e outras coisas. Avaliei métodos de ensino, conversei com pessoas que haviam cursado lá. Ouvi também relatos sobre a própria “fama” da faculdade. De ser uma faculdade boa, etc.

Tu achas que o lugar escolhido pra estudar, seja uma faculdade federal ou particular, faz a diferença?

D: Com certeza, as faculdades têm convênios com instituições. Elas podem te oferecer determinados estágios, intercâmbios e várias outras oportunidades. Lógico que o esforço do aluno conta muito na sua formação, mas às vezes o esforço pós-formação pode ter que ser muito maior partindo de uma faculdade com menor rendimento no curso ou menos conceito.

O que é preciso avaliar pra escolher o lugar\faculdade pra estudar? Tendo em vista que hoje existe grande diversidade de instituições de ensino…

D: Dependem as tuas pretensões. Acredito muito que infra-estrutura para o aprendizado conta muito. Os professores, o material, os laboratórios a disposição. Observar o currículo do curso na faculdade. Conversar com alguém naquela faculdade é uma maneira muito boa de você cursar. Se for uma particular, procurar acessibilidade também, as vezes o curso não é tão barato, você pode visar um lugar  com moradia mais barata, mensalidade não tão alta assim. Mas sempre prezando pela qualidade do ensino.

  • “Brooo! Amiga, tu sabes que nesses últimos anos eu vivo estudando e estudando pra conseguir passar numa faculdade boa, então venho aqui, te mandar alguns sites MUITO bons, eles me ajudam bastante, e tenho certeza que vão te ajudar também. Como tua dificuldade é achar uma universidade que se encaixe nos teus gosto e gastos, tu podes dar uma pesquisada nesses guias de faculdades:

Colégio Web – Guia de Faculdades

Seja Bixo – Faculdades

Universidades Brasil e Mundo

Mas, não se prenda muito a sites, tente falar com amigos que fazem faculdade e etc, eu acho que esse é o melhor caminho, ouvir diversas opiniões… Mas também, não precisa se descabelar se não achar o curso ou a faculdade certa na primeira vez. Qualquer coisa eu estou aqui, se precisar, é só dar um toque que eu ajudo mais. Beijos :* “

Então meu companheiro fiel acho que com tudo isso posso tentar decidir alguma coisa não é? claro sempre haverá algum risco, mas riscos são presentes em tudo. Eu posso fazer uma boa escolha se eu for com calma e prudente. estou indo. tenho muito pra fazer. tenho que conversar com muitas pessoas. ai ai tudo vai dar certo *-*

__________________________________________________________________________________________________________________

Essa história é literalmente ficção, a entrevista é real. Mas nossas escolhas são cada vez mais reais. Esperamos poder ajudar alguém. Lembre-se antes de tudo: nem tudo depende só da faculdade, noventa e nove vírgula nove por cento do seu sucesso é você quem faz.

Anúncios

Sobre coffeewithletters

Viciadas. Viciadas nas drogas de livros. Viciadas na cafeína do café. Apenas três. Apenas três peças. Cada uma na escolha. Na escolha do desafio certo. Dauana Mantovanello, Débora Pinto e Mariane Brandalise.
Esse post foi publicado em Estudos!. Bookmark o link permanente.

17 respostas para QUERIDO DIÁRIO ELETRÔNICO

  1. Rebecca disse:

    muito bom (:

  2. Daniela :) disse:

    cada vez melhor 😀

  3. Kadilha disse:

    Muito bom meninas *-*

  4. Eduardo disse:

    Muito bom, como são duvidas frequentes para um aluno q deseja ingressar numa faculdade, acho q essas dicas ajudam muito 😀

  5. Duduu disse:

    Poxa, muito bom… Gostei mesmo, ainda mais com essa entrevista do Mestre e Doutor. HEHEHE

  6. Deeh disse:

    Ficou ótimo, muito criativo 8D

  7. Gabriela Tasca disse:

    isso aqui é tão informátivo, alegre, devertido que é muito bom passar por aqui. ta muuuito bom mesmo. parabéns ;D

  8. Cássio V.Helden disse:

    cada vez melhor maari 🙂

  9. Bianca disse:

    Muito bom (:

  10. Jhenifer disse:

    Nossa meninas, a cada post me surpreendo mais com vocês. A criatividade de vocês, os links…tudo muito bom! Parabéns!

  11. Christopher Finger disse:

    ótimo hein, criatividaade a mil, e assuntos interessantes. Parabéns! 😀

  12. Saaulo (: disse:

    Fico bem bom o texto, tão ficando bons todos os textos 😀

  13. Brunna disse:

    inovador e criativo o fato de ser colocado em forma de “diário eletrônico”
    esta de acordo com o tema.
    esclarecedor e informativo. dicas perfeitas. ótimas sugestões de sites. ótima entrevista!
    Parabéns meninas, tudo esta perfeito e lindo!

  14. Suelen disse:

    Muito bom gurias, PARABÉNS *_*

  15. Daiane disse:

    Meninas, estou muito feliz por vocês.
    É 10, para todo o estado ver.
    Os textos estão autênticos e inteligentes e mostram que vcs conseguem dosar assuntos sérios com a linguagem jovem, “papo cabeça”, com destreza. Parabéns!

  16. Fabiani disse:

    Olá gurias!

    Uma vez mais, CONGRATS!!!

  17. Ana vitoria disse:

    Muito legal adorei o blog e a entrevista muito massa…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s